Jardinópolis recebe festival de apresentação do projeto ‘Bola Bacana IV’ nesta quinta-feira (25)

    Jardinópolis recebe festival de apresentação do projeto ‘Bola Bacana IV’ nesta quinta-feira (25)

    Inciativa oferece, gratuitamente, aulas de futsal e vôlei para crianças e adolescentes da rede pública de ensino

    Na próxima quinta-feira (25), será realizado o festival de apresentação do núcleo de Jardinópolis do “Bola Bacana IV”, projeto que beneficia meninos e meninas de sete a 14 anos, matriculados nas escolas públicas da cidade. Desde agosto, a iniciativa oferece, de forma gratuita, atividades esportivas nas modalidades de futsal e vôlei. As cidades de Ribeirão Preto e Serrana já receberam o lançamento da ação e, em breve, o mesmo será feito em Descalvado.

    Durante o evento, que ocorre no Centro Esportivo Newton Reis, haverá a entrega dos tênis e das meias do projeto para cada aluno participante, para que eles pratiquem as atividades com o uniforme do “Bola Bacana IV”. Na oportunidade, as crianças e os adolescentes também vão mostrar ao público presente tudo o que vêm aprendendo nas aulas.

    Evandro Silveira, coordenador da iniciativa, conta que os primeiros “Bolotas” (Boletim de Controle de Talentos) já foram entregues e que o acompanhamento escolar será retomado agora, com o retorno das atividades do projeto. “Os jovens estão gostando muito da vivência e, em pouco tempo, demonstraram evolução e amadurecimento”, destaca.

    Ainda há vagas no núcleo de Jardinópolis. Para se inscrever, basta comparecer ao Ginásio Fernando César Penna do Centro Esportivo Newton Reis, às quintas-feiras, quando ocorrem as aulas.

    O evento, que terá início às 10h, é aberto a toda população. O Centro Esportivo Newton Reis fica localizado na Avenida Pref. Newton Reis, 1078.

    Os polos

    São 400 alunos no total, sendo 100 em cada um dos quatro municípios, todos com turmas mistas. Cada cidade conta com quatro turmas de 25 alunos. As aulas são realizadas no contraturno escolar, tanto no período da manhã, quanto no período da tarde.

    Sobre o projeto

    O projeto “Bola Bacana IV”, promovido pela Associação Pró-Esporte e Cultura (Apec), tem como principal objetivo estimular o desenvolvimento escolar de crianças e jovens carentes através da prática e do aprendizado esportivo especializado, ocupando dessa maneira seu tempo ocioso, através da prática de atividades complementares: esportivas, recreativas, cooperativas e educativas.

    Isto é colocado em prática através da metodologia que já é sucesso entre os projetos da Apec. As crianças participantes do programa são avaliadas bimestralmente e simultaneamente na escola e no centro de atividades. Alguns dos critérios de avaliação são desempenho escolar, frequência e comportamento. As atividades ocorrem sob o comando de uma equipe de professores, psicólogos e estagiários que dão total suporte às crianças.

    O “Bola Bacana IV” é promovido através da lei federal de incentivo ao esporte e conta com o patrocínio do Volkswagen Financial Services, Ipiranga Agroindustrial, Savegnago, Usina da Pedra, Lima & Perg, Nutrion, Riberball, Passalacqua, Combustran, Cruzoleo, Petrocamp, Brida, Petrovale e Mariol.