Alunos do ‘Bola Bacana IV’ na Copa do Mundo

Os alunos de cada um dos 4 núcleos, Ribeirão Preto, Descalvado, Serrana e Jardinópolis participarão da Copa do Mundo da FIFA divididos por equipes

O “Bola Bacana IV” realizará o Esporte 3 Tempos com base nas seleções participantes da Copa na Rússia, em maio, nos núcleos de Ribeirão Preto, Descalvado, Serrana e Jardinópolis. No entanto, o campeonato conta com uma leve adaptação.

Como funciona o “Esporte 3 Tempos”?

A atividade é dividida em três tempos. O 1º tempo é dedicado aos acordos de conduta e regras do jogo. Para facilitar o campeonato e normatizar a pontuação, foi feita uma adaptação nessa etapa para realizar um congresso técnico da competição e definir os acordos e regras que valerão em todas as partidas da Copa do Mundo “Bola Bacana IV”.

Já no 2º tempo, ocorre o jogo em si, porém com uma peculiaridade: cada equipe fica responsável por pesquisar e se informar sobre as seleções que está representando. Antes do início da partida, os alunos respondem questões sobre o continente que pertence, moeda utilizada e idioma falado. Caso o time responda corretamente, ganhará um ponto extra a cada resposta correta.

O 3º tempo é um espaço de discussão sobre os acontecimentos do jogo de acordo com as regras estabelecidas na primeira etapa e, também, sobre algumas curiosidades dos países envolvidos na partida.

Para Sócrates Oliveira Júnior, coordenador do projeto, a atividade consegue além de estimular o desenvolvimento esportivo, alinhar o conteúdo escolar e cultural na formação dos alunos.

“Essa Copa do Mundo trará a diversidade cultural e esportiva aos nossos jovens. Países como Arábia Saudita, Marrocos e Islândia, que não estão entre os mais conhecidos pelos participantes, acrescentarão muito no conhecimento de cada um”, diz.

 O projeto

O “Bola Bacana IV”, promovido pela Associação Pró-Esporte e Cultura (Apec), tem como principal objetivo estimular o desenvolvimento escolar de crianças e jovens carentes através da prática e do aprendizado esportivo especializado, ocupando dessa maneira, seu tempo ocioso por meio de atividades complementares: esportivas, recreativas, cooperativas e educativas.

O programa conta com o patrocínio do Volkswagen Financial Services, Ipiranga Agroindustrial, Savegnago, Usina da Pedra, Lima & Perg, Nutrion, Riberball, Passalacqua, Combustran, Cruzoleo, Petrocamp, Brida, Petrovale e Mariol.