Apresentação do ‘SuperAção’ contou com a presença de Laís Souza, Verônica Hipólito e Osmar Santos

Marins - 30Mar2017 - www.facebook.com/RafaelCautella | www.instagram.com/RafaelCautella

Marins - 30Mar2017 - www.facebook.com/RafaelCautella | www.instagram.com/RafaelCautella


Também estiveram no evento autoridades e os paratletas Eduardo Lélis, do levantamento de peso e Gilberto Donizette da Silva, do handebol

Aconteceu na noite da última quinta-feira (30) a cerimônia de apresentação oficial do projeto SuperAção, no Auditório Meira Júnior, nas dependências do Theatro Pedro II. A festividade, promovida pela mantenedora do projeto a Associação Pró-Esporte e Cultura (APEC), reuniu autoridades do município e também pais e convidados dos 150 alunos atendidos.

Prestigiando o evento estiveram a ex-ginasta da Seleção Brasileira, Laís Souza, o paratleta de levantamento de peso, Eduardo Lélis e o tetracampeão paulista de handebol sobre cadeiras de rodas, Gilberto Donizette da Silva.

Além deles, estava também a campeã mundial e ganhadora de duas medalhas na Rio 2016, Verônica Hipólito. Aos 20 anos a atleta paralímpica tem muito para contar e usou sua história de superação para ressaltar o poder transformador do esporte. “Eu tive dois tumores na cabeça, mais de 200 tumores no intestino grosso, um AVC, o esporte foi o que me salvou. Eu não teria suportado tudo isso se o esporte não tivesse me incluído novamente na sociedade”, disse.

Ainda estiveram presentes no evento autoridades do município, o prefeito Duarte Nogueira, o secretário municipal de esportes, Ricardo Aguiar e também o juiz da Vara da Infância e Juventude de Ribeirão Preto, Paulo César Gentile. Representando o governador Geraldo Alckmin estava o Secretário de Desenvolvimento Social de São Paulo, Floriano Pesaro, que destacou em sua fala o impacto positivo do projeto na vida das pessoas por ele atendidas.

“Iniciativas como essa ajudam, todos os dias, a transformar realidades. Cada um de nós tem habilidades e potencialidades a serem descobertas, cabe ao poder público e à sociedade em geral abrir portas para esses muitos talentos, esse trabalho o SuperAção tem feito de forma brilhante”, afirmou.

Nogueira aproveitou o espaço para falar sobre a importância do trabalho de inclusão social realizado pelo SuperAção. “Nós estamos muito orgulhosos de sediarmos esse evento e festejar os mais de 150 alunos que são atendidos pelo programa. Parabenizo a garra de todos os atletas aqui presentes e ao projeto desejo sucesso e vida longa”, disse o prefeito.

Apesar de tantos nomes conhecidos em cima do palco, as grandes estrelas da noite eram mesmo os alunos. Principais responsáveis pelo sucesso do projeto, eles mostraram ao público presente um pouco do trabalho realizado nas aulas de esportes como futebol de cinco, futebol de sete, natação, parabadminton, basquete em cadeira de rodas, além de teatro e balé.

Outra figura que esteve evento contando sua história foi o ex-narrador esportivo Osmar Santos, principal nome do rádio esportivo das décadas de 80 e 90, ele ficou com sérias sequelas devido aos danos cerebrais sofridos após um acidente automotivo. Durante a cerimônia Osmar acompanhou animado as apresentações esportivas e, mesmo com dificuldades na fala, não perdeu a oportunidade de soltar seu tradicional bordão “e que gol!” para os atletas das turmas de futebol de cinco e sete.

Com o auditório lotado, os alunos demonstravam em cada uma das performances o comprometimento com as aulas e nos aplausos da plateia recebiam o orgulho e as felicitações de pais e amigos.

“A ideia do projeto é dar a esses alunos uma nova perspectiva de mundo, através do acesso ao esporte e a cultura. O nosso objetivo, em si, é incluir as pessoas com algum tipo de deficiência no esporte e com ela, auxiliar na mobilidade, concentração e na própria reabilitação”, concluiu Oswaldo Trintim Junior, presidente da Associação Pró-Esporte e Cultura (APEC).

 

O projeto

As aulas do SuperAção começaram em Novembro de 2016. Pessoas de todas as idades podem participar do programa e com isso, se aproximarem do esporte. As modalidades trabalhadas são basquete em cadeira de rodas, parabadminton, futebol de sete, futebol de cinco, teatro, balé, na sede da ADEVIRP e natação na sede da ACM (Associação Cristã de Moços). 

“Por meio das atividades do SuperAção, Pessoas Com Deficiência (PCDs) de Ribeirão Preto terão a oportunidade da prática adaptada de modalidades esportivas e culturais. Falando especialmente de Balé e Teatro, que são minha área de atuação, ofereceremos mais que a oportunidade de prática artística, mas também de vivência, protagonismo e evolução motora”, conta Fábio Ventura, integrante da equipe cultural do programa.

O SuperAção é realizado pela Associação Pró-Esporte e Cultura através do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS), Ministério da Saúde e Governo Federal.

Conta com os patrocínios da UEG Araucária, IHARA, Sistema Integrado Martins e Smart Supermercados. O projeto ainda conta com os apoios da Marins Consultoria, Passaredo Linhas Aéreas, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, ACM, USP e ADEVIRP.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail proesporte@proesporte.org.br ou pelo telefone (16) 3911-7371.