Bullying ganha destaque na missão dos livros no ‘Bom de Nota, Bom de Dança’

O projeto beneficia 140 crianças e adolescentes de sete a 12 anos com aulas de balé e danças urbanas em Ribeirão Preto

O “Bom de Nota, Bom de Dança” apresenta uma metodologia que examina seus alunos em três âmbitos: colégio, projeto e moradia. Baseado nesse critério, a iniciativa sugere a execução de quatro missões de caráter social e, ao seu desfecho, uma premiação aos participantes da atividade. A tarefa concedida aos participantes para este mês constitui-se na arrecadação de livros, leitura e apresentação das histórias lidas, que poderia ser feita por meio de músicas, poemas, teatros e desenhos. O objetivo da atividade é estimular a leitura entre os alunos e suas comunidades, visando também à cooperação, solidariedade e o respeito durante a execução da atividade.

Um dos grupos que obteve destaque no exercício apresentou uma história que teve como tema o bullying. Vithor Arruda Vianna, um dos integrantes da equipe, fala sobre o desenvolvimento da missão e de sua importância.

“Para a aula de balé, nós lemos um livro voltado ao bullying e, de certa forma, isso ajuda na minha formação, tanto na escola quanto no mundo. Tudo isso porque me sinto mais preparado para ajudar pessoas que são vítimas dessa questão”, afirma.

Ao final do projeto será realizado um espetáculo de encerramento, com a participação de todos os grupos que fizeram parte da missão dos livros.. 

Sobre o projeto

 A metodologia da iniciativa, desenvolvida pela Associação Pró-Esporte e Cultura (APEC), busca levar aos alunos uma nova perspectiva de mundo, incentivando e integrando-os, tanto nos estudos como na dança. Entre os objetivos do projeto, também está a promoção de melhorias no desempenho escolar.

Em Ribeirão, as aulas ocorrem na EMEF Profº José Rodini Luiz, às segundas, terças, quartas e quintas-feiras.

O projeto é realizado com recursos de incentivo fiscal da Usina Santo Ângelo, via Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC), com o objetivo e missão de levar e fomentar a cultura na cidade, em parceria com a educação.