Quem somos

A Associação Pró-Esporte e Cultura (APEC) é uma associação civil sem fins lucrativos ou econômicos, de direito privado, com autonomia administrativa e financeira, e que tem mais de 25 anos de existência! Possui sede em Ribeirão Preto/SP, mas executa projetos sociais em diversas cidades da região.

As atividades da entidade começaram ainda na década de 90, com o projeto “Bom de Nota, Bom de Bola”, ou BNBB, que oferecia a prática esportiva de forma gratuita, além do acompanhamento escolar. Nessa época, o projeto era financiado através de patrocínio privado, ou seja, empresários e empresárias de Ribeirão Preto contribuíam com uma quantia mensal por criança para que o projeto pudesse acontecer.

Com o passar dos anos, outros nomes fizeram sucesso junto a APEC, como o “Bom de Nota, Bom de Dança”, uma adaptação do BNBB para a área cultural, com modalidades como Ballet e Capoeira. Tivemos também o “Bola Bacana”, que nos acompanha até hoje, o “Futebol de Rua”, “SuperAção”, “Cambalhota”, “CapacitArte” e tantos outros.

As ações, que contemplam Esporte, Cultura e Saúde, têm como objetivo o empoderamento do público beneficiado, tornando-o capaz de promover a transformação social por meio das ferramentas apresentadas, ensinadas e adquiridas com os projetos.

MISSÃO APEC

Promover o exercício da cidadania e o bem-estar físico, mental e social de pessoas em situação de vulnerabilidade social e/ou econômica por meio de práticas educacionais, esportivas e culturais.

VISÃO APEC

Ser uma instituição reconhecida nacionalmente pela excelência na execução de projetos que geram impacto social ao contribuir diretamente com a diminuição da desigualdade social e ampliar o acesso de crianças, adolescentes, pessoas com deficiência e idosos ao esporte, à cultura e a ações de promoção de saúde.

VALORES APEC

Incentivo à responsabilidade social – estimular que, através dos projetos, pessoas físicas e jurídicas exerçam a prática da responsabilidade social e contribuam para uma sociedade mais justa.
Ética e transparência – prezamos pela ética e a transparência em todas as práticas e processos do dia a dia, especialmente no que diz respeito ao uso de recursos financeiros, sejam públicos ou privados.
Promoção de saúde na integralidade – temos o compromisso de estimular o bem-estar físico, mental e social de todos os beneficiários dos projetos, bem como dos colaboradores diretos, estando em constante articulação com as redes socioassistenciais dos municípios atendidos.
Garantia de acesso a direitos fundamentais – nos dedicamos para que nossos projetos garantam a populações em situação de vulnerabilidade o acesso a direitos fundamentais como o esporte, saúde, cultura, profissionalização, lazer e convivência comunitária, zelando pela emancipação social dos atendidos e melhor qualidade de vida.
Direitos Humanos, diversidade e inclusão – temos o respeito à diversidade e a inclusão de minorias sociais como prioridades, buscando a equidade, o fim das desigualdades e preconceitos e respeitando as singularidades de cada cidadão.

Diretoria Executiva – 2021/2026

Presidente: Oswaldo Trintim Junior
Superintendente: Altacir Ferreira Junior
Tesoureiro: Marco André de Novaes Chaves

Conselho Fiscal:

Presidente: Basileu Alves Oliveira
Superintendente: Cleber Alexandre Menezes
Conselheiro: Orivel Pereira de Amorim