“SuperAção” será apresentado com presenças ilustres no Pedro II

WhatsApp Image 2017-03-24 at 10.25.54

Projeto social contará também com os paratletas Eduardo Lélis, do levantamento de peso e Gilberto Donizette da Silva, do handebol

Promovido pela Associação Pró-Esporte e Cultura (APEC), o projeto “SuperAção” terá seu evento de apresentação nesta quinta(30), no auditório Meira Junior do Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto.

A cerimônia, que começará às 19h30, mostrará para o público os objetivos do projeto social e ainda contará com a participação da atleta paralímpica, campeã mundial e ganhadora de duas medalhas na Rio 2016, Verônica Hipólito, do ex-narrador esportivo, Osmar Santos, do paratleta de levantamento de peso, Eduardo Lélis e do tetra-campeão paulista de handebol sobre cadeiras de rodas, Gilberto Donizette da Silva.

“Esperamos os uniformes, os grupos de alunos e todos os detalhes serem finalizados para que pudéssemos realizar uma grande apresentação. Trata-se de uma solenidade para introduzir o projeto já organizado, e não propriamente um lançamento. A comunidade precisa conhecer o trabalho que estamos fazendo, bem como aproximar todos os patrocinadores e alunos”, explica Sócrates Junior, coordenador do projeto.

A atleta Verônica Hipólito está no auge de seu desempenho no esporte paralímpico. Ela confirmou presença após convite da APEC. Aos 12 anos, descobriu um tumor no cérebro, o que a impediu de continuar nos tatames praticando judô, seu antigo esporte. Após retirar o tumor, sofreu um AVC, que paralisou todo o lado direito do seu corpo. O atletismo surgiu como forma de reabilitação para ela voltar a andar. Em 2013, foi campeã mundial aos 17 anos e conquistou medalhas de prata e bronze nos Jogos Paralímpicos de Verão do ano passado.

Principal nome do rádio esportivo das décadas de 80 e 90, Osmar Santos foi o primeiro a confirmar presença e também prestigiará o evento. Outro exemplo de superação, ele ficou com sérias sequelas devido aos danos cerebrais sofridos após um acidente. Apesar da boa recuperação, sua fala ficou comprometida, impedindo-lhe de continuar trabalhando como narrador. Desde então, se dedica à pintura.

Eduardo Lélis, paratleta, é mais um dos convidados. Devido a um acidente de moto, precisou ter uma das pernas amputadas e perdeu a visão em um olho após diagnóstico de glaucoma. Ele tornou-se campeão paulista 2013 e 2016 pela IPF e vice-campeão brasileiro IPF 2013. Também é campeão brasileiro de 2016 do supino GPC International, quebrando o record da categoria e sendo considerado o melhor atleta da mesma. É campeão sul-americano GPC International, considerado o melhor atleta sul-americano especial da categoria até 82 kg no supino.

E por último, mas não menos importante, Gilberto Donizette da Silva também confirmou sua presença no evento. Ele é campeão brasileiro e mundial de handebol sobre cadeiras de rodas e vice-campeão paranaense de handebol sobre cadeiras de rodas e handebol adaptado. 

“É uma honra receber essas pessoas exemplos de superação em nosso evento. Eles são inspirações para todos dentro e fora do projeto. Espero que o público e os alunos aproveitem a presença deles”, diz Oswaldo Trintim Junior, presidente da APEC. Na noite da solenidade, todos poderão conferir uma apresentação das atividades executadas no projeto, além dos atletas convidados, autoridades municipais também estarão presentes. O lançamento será aberto a toda a comunidade.

 

O projeto

As aulas do “SuperAção” começaram em Novembro de 2016. Pessoas de todas as idades podem participar do programa e com isso, se aproximarem do esporte. As modalidades trabalhadas são basquete em cadeira de rodas, parabadminton, futebol de sete, futebol de cinco, teatro, balé, na sede da ADEVIRP e natação na academia ACM.

“O nosso objetivo, em si, é incluir as pessoas com algum tipo de deficiência no esporte e com ela, auxiliar na mobilidade, concentração e na própria reabilitação”, afirma Oswaldo Trintin Júnior.

O “Superação” é realizado pela Associação Pró-Esporte e Cultura através do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS), Ministério da Saúde e Governo Federal.

Conta com os patrocínios da UEG Araucária, IHARA, Sistema Integrado Martins e Smart Supermercados. O projeto ainda conta com os apoios da Marins Consultoria, Passaredo Linhas Aéreas, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, ACM, USP e ADEVIRP.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail proesporte@proesporte.org.br ou pelo telefone (16) 3911-7371.