Aulas de arte são usadas como ferramenta de inclusão no ‘CapacitArte’, em Araraquara

imagem_release_897287

Projeto oferece qualificação profissional para pessoas com deficiência, e também investe no desenvolvimento psicológico e afetivo dos alunos

A arte vem provando sua eficácia como instrumento de inclusão social e importante complemento nas diversas formas de desenvolvimento de pessoas com diferentes tipos de deficiência. Oferecendo qualificação profissional para esse público, o CapacitArte enxerga as aulas de arte como importante ferramenta para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e aumento da autoestima dessas pessoas.

Atuando em Araraquara desde agosto do ano passado, o projeto oferece aos alunos cursos de secretariado executivo,imagem_release_897289 administração financeira, tecnologia da informação e manutenção elétrica. Todos voltados à recolocação desses estudantes no mercado de trabalho.

Mas as atividades vão além da formação profissional, o projeto também tomou como missão a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade através da arte. Para isso os alunos também contam com aulas de artes plásticas, onde a ideia é ajudar não somente no ambiente social, mas também no desenvolvimento físico e psicológico desses estudantes.

“Nosso objetivo com as aulas é, além de usar a arte como método terapêutico, trabalhar a expressividade e individualidade de cada aluno, respeitando seus processos de aprendizagem e referências culturais que cada um carrega”, explica Eduardo Zanello, diretor e fundador da Associação Pró-Esporte e Cultura.

Dentro das aulas oferecidas para os 100 alunos do projeto, são trabalhadas diversas linguagens artísticas desde a produção de esculturas à pintura. “A intenção é que os alunos possam sentir e perceber a arte como ferramenta de empoderamento e expressão pessoal. Também que eles tenham mais autonomia, para que sintam a inclusão de forma verdadeira”, conta a coordenadora, do projeto, Débora Passos.

O propósito é potencializar o desenvolvimento desses alunos, estimulando a criatividade, melhorando as habilidades motoras e até a expressividade. E o impacto das aulas é tão positivo na vida dessas pessoas, que a evolução em seus quadros é sentida não só pelos próprios, mas também por professores e familiares.

Para quem trabalha diretamente com pessoas tanto com limitações motoras como intelectuais, o orgulho em ver o resultado dos trabalhos realizados é nítido. “Acompanhar a evolução dos nossos alunos é o maior presente. Eles melhoram a postura, o desenvolvimento cognitivo e crítico, e ainda apresentam significativo aumento da autoestima”, finaliza Débora.

A primeira turma de alunos do CapacitArte se forma em agosto e, para inseri-los no mercado de trabalho, o projeto firmou recentemente parceria com o Sincomércio – Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara e também com a Associação Comercial e Industrial de Araraquara (ACIA), instituições que farão a ponte entre os estudantes e as vagas de empregos disponíveis no município e também na região.

O projeto “CapacitArte” Araraquara é realizado pela Associação Pró-Esporte e Cultura (APEC) com recursos de incentivo fiscal da Cutrale, via Ministério da Saúde, pelo Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência – PRONAS/PCD.