Combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes é tema no ‘Bom de Nota, Bom de Dança’

O evento foi elaborado pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP), com o apoio de várias instituições de Ribeirão Preto

Na última sexta-feira, 18, os alunos do “Bom de Nota, Bom de Dança” participaram de uma palestra, no Centro Cultural Palace, que abordou o tema: Combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. O evento teve como objetivo conscientizar e esclarecer a importância desta luta.

Além dos alunos do “Bom de Nota, Bom de Dança”, estavam presentes participantes de instituições colaboradoras da organização, como a Fundação de Educação Para o Trabalho (FUNDET), Projeto Guri, Conselho Regional de Serviço Social de São Paulo (CRESS – SP), Serviço de Atenção à Violência Doméstica e Agressão Sexual (SEAVIDAS), Projeto Veredas e Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto.

Na oportunidade, foram passados dois vídeos que retratam a realidade de diversas crianças e adolescentes que sofrem de abuso e exploração.

Dessa forma, os adolescentes foram divididos em grupos. Cada equipe recebeu uma situação problema com o intuito de averiguar se na circunstância mostrada, encontravam-se características de abuso. Caso comprovado, deveria ser dada uma resolução ao problema.

No final do exercício foi feita uma roda de conversa para que os alunos trocassem informações sobre as soluções encontradas.

Para Marina Borges, assistente social presente no evento, a discussão do tema é importante para identificar as situações de abuso.

“É muito bom fomentar a questão da denúncia, conscientizá-los que não estão sozinhos. A troca de informação com as pessoas que foram vítimas, com as que não sofreram o abuso, é fundamental na orientação de como reagir”, comenta.

Sobre o programa

A metodologia da iniciativa, desenvolvida pela Associação Pró-Esporte e Cultura (APEC), busca levar aos alunos uma nova perspectiva de mundo, incentivando e integrando-os, tanto nos estudos como na dança. Entre os objetivos do projeto, também está a promoção de melhorias no desempenho escolar.

Em Ribeirão, as aulas ocorrem na EMEF Profº José Rodini Luiz, às segundas, terças, quartas e quintas-feiras.