Em Araraquara, CapacitArte oferece recolocação profissional a pessoas com deficiência

Os cursos oferecidos dão oportunidade e independência para os estudantes

O projeto CapacitArte que vem atuando em Araraquara desde o ano passado, oferece cursos para pessoas com deficiência, tais como de secretariado executivo, administração financeira, tecnologia da informação e manutenção elétrica, voltados para à recolocação dos alunos no mercado de trabalho.

Mas os alunos aprendem muito mais do que é ensinado nas salas: conviver em grupo e a fazer novas amizades. É assim que Manuel Aparecido Rodrigues, de 52 anos, descreve o curso de Manutenção Elétrica. “Além do conhecimento profissional, também tenho um crescimento pessoal. O curso me ajudou a fazer novas amizades, melhorou minha convivência em casa e me deu mais independência”.

Já para a Cintia Alves da Cunha, de 29 anos, o curso de secretariado é uma nova porta que se abriu. “O curso representa a esperança de arrumar um novo emprego, ele me dará mais conhecimento e com isso poderei voltar para a minha vida profissional mais preparada”. Ela que começou o curso em janeiro, graças a uma amiga, já faz planos para o seu futuro e espera se dar bem profissionalmente depois da sua formação no curso.

“Nosso objetivo com as aulas é, além de usar como método terapêutico, trabalhar a expressividade e individualidade de cada aluno, respeitando seus processos de aprendizagem”, explica Débora Passos, coordenadora do CapacitArte.

As limitações dos alunos não os impedem de buscar e aprender coisas novas, “a intenção é que os alunos possam sentir e perceber o curso como ferramenta de empoderamento e expressão pessoal. Também que eles tenham mais autonomia, para que sintam a inclusão de forma verdadeira”, conta a coordenadora.

A primeira turma de alunos do CapacitArte se forma em agosto e, para inseri-los no mercado de trabalho, o projeto firmou recentemente parceria com o Sincomércio – Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara e também com a Associação Comercial e Industrial de Araraquara (ACIA), instituições que farão a ponte entre os estudantes e as vagas de empregos disponíveis no município e também na região. A PMA é parceira nesse projeto, cedendo os espaços para que sejam realizadas as aulas teóricas, de artes e de natação.

O projeto “CapacitArte” Araraquara é realizado pela Associação Pró-Esporte e Cultura (APEC) com recursos de incentivo fiscal da Cutrale, via Ministério da Saúde, pelo Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência – PRONAS/PCD.