Bola Bacana 10

O Bola Bacana é um projeto realizado pela Associação Pró-Esporte e Cultura (APEC) e patrocinado pela Lei de Incentivo ao Esporte. Atualmente, está vivendo sua 10° edição (2023/2024). Este é um programa voltado a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social que já beneficiou cerca de quatro mil e quinhentos jovens em várias cidades do Estado de São Paulo, como: Suzanápolis – SP, São Paulo – SP, Vacaria-RS, Palmeiras das Missões-RS e Jacarezinho-PR. 

 

O período total do projeto é de 14 meses, sendo iniciado no dia 03 de agosto de 2023, com previsão para encerramento no dia 03 de setembro de 2024. Os jovens contam com aulas esportivas de futebol e futsal no contraturno escolar e com o acompanhamento de notas, frequência e comportamento por meio da metodologia do Boletim de Talentos. O projeto tem patrocínio da Santa Helena, Brasilux, Happening, Caldema, Itograss, Zulmira, Volkswagen Financial Services, Usina Branco Peres, Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, Ipiranga Agroindustrial, Usina Uberaba, Usina São Francisco, Usina Santo Antônio, Grupo Martins e Usiminas. 

 

Para realização das inscrições, foram feitas diversas ações para divulgar as inscrições do projeto, sendo organizados junto a Direção das Escolas onde acontecem as aulas e próximas do local de execução, plantões de inscrições e maiores informações do Projeto de acordo com a faixa etária e grade horária das aulas a fim de beneficiar os alunos no período contraturno. Foram feitas visitas às salas de aulas informando o contato dos professores e dias e horários das aulas do projeto nas escolas e outros locais. Além do preenchimento da ficha de inscrição, solicitamos a assinatura de Declaração com autorização dos pais/responsáveis para participação do aluno nas atividades promovidas pelo proponente por meio do projeto BOLOTA ANO VERDE. Nesse primeiro trimestre as vagas foram quase que totalmente preenchidas em todos os núcleos. Até o final do trimestre de 2023 já havia um total de 454 alunos beneficiados ativos e frequentando.

 

As aulas iniciaram-se em 05 de setembro de 2023, a primeira semana foi utilizada para conhecimento das turmas, conhecimento de suas habilidades e atividades que eram mais admiradas e contempladas pelos mesmos. Em Suzanápolis, cidade localizada no Estado de São Paulo, o primeiro dia foi um quebra gelo para conhecer os alunos, onde foi abordado a história e as regras do futsal e do voleibol, para assim, saber o nível de conhecimento dos alunos para conhecê-los melhor. Já na segunda semana, foi priorizado chute e passe no futsal. No vôlei, foi priorizado o saque. Com o decorrer do projeto, também foi trabalhado condução e recepção de bola no futsal, já no vôlei, aconteceu uma atividade chamada “tabuleiro”, onde os alunos treinavam saque e recepção. Na cidade de Jacarezinho, a participação dos alunos foi notável em todos momentos da aula, e também se adaptaram bem aos 3 tempos. Na cidade, as vagas foram sendo preenchidas rapidamente e os alunos estavam animados. 

 

Já em 2024, em janeiro, aconteceu o mini campeonato. Ao todo foram seis times, onde cada time jogou com um outro, na proposta de “mata-mata”, em que a equipe que perde, sai das próximas chaves (semifinais e final). Com as equipes montadas, foi pensando no movimento de equilibrar os times e permitir que os alunos socializassem com novas pessoas, além das que já estavam geralmente inseridas em grupos pessoais. Os núcleos puderam definir se todos os jogos seriam feitos no mesmo dia, ou em dias diferentes, como Oitavas e Quartas de final em um dia, e semifinais e finais em outro dia.

 

O mês de março, veio com uma melhora no número de inscrições. Foi apresentado também um recorte de aula que apresentou a boa utilização da proposta metodológica do projeto, é notável a manifestação que para além da proposta técnica, a equipe está alinhada com a proposta educacional do projeto.

Neste ano, os conteúdos abordados no projeto, em suas respectivas cidades, são: fundamento do passe no futsal, fundamento do passe no voleibol, fundamento de finalização no futsal, posicionamento no futsal, exercícios adaptativos de toques para o voleibol  e muito mais. 

 

 

Cartaz de Divulgação

 

 

Convite de Lançamento

 

 

Fotos de Eventos