Bola Bacana 9

O Bola Bacana é um projeto realizado pela Associação Pró-Esporte e Cultura (APEC) e que está caminhando para sua 10° edição. Já beneficiou cerca de três mil e quinhentos jovens em várias cidades do Estado de São Paulo. Voltado a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, o projeto conta com aulas esportivas no contraturno escolar e com o acompanhamento de notas, frequência e comportamento por meio da metodologia do Boletim de Talentos.

Metodologia

Durante o período de execução do Bola Bacana, os alunos e alunas serão avaliados dentro da quadra, na sala de aula e em casa. Os quesitos de acompanhamento são frequência, desempenho escolar e disciplina e os critérios de avaliação são Cooperação, Respeito e Solidariedade. Ao final dos 12 meses de projeto, será realizado um festival de encerramento, em que a criança/adolescente receberá medalha de ouro, prata ou bronze, de acordo com seu desempenho e desenvolvimento.

Futebol 3 Tempos

O Futebol 3 faz parte da metodologia de aulas dentro do Bola Bacana. Na prática, a atividade é similar ao futebol tradicional, porém, é adicionado um tempo a mais e as regras são definidas pelos alunos antes da partida. A ação, então, se caracteriza como:

Metodologia própria para o desenvolvimento do Esporte de cunho Educacional;
Originária do futebol, mas reaplicável para qualquer esporte;

 

Jogo disputado em 3 tempos:

Primeiro Tempo: Acordo de regras entre os jogadores;
Segundo Tempo: O jogo em si;
Terceiro Tempo: Avaliação do jogo e do cumprimento das regras.