Projeto ‘Bola Bacana IV’ é lançado em Jardinópolis

Iniciativa estimula o desenvolvimento escolar de crianças e jovens carentes através da prática e do aprendizado esportivo

Na manhã de quinta-feira (25), Jardinópolis recebeu o festival de apresentação do “Bola Bacana IV”, projeto social que beneficia meninos e meninas de sete a 14 anos, matriculados nas escolas públicas da cidade, com aulas de futsal e vôlei.

O evento, aberto ao público, foi realizado no Centro Esportivo Newton Reis e contou com as presenças de autoridades locais, representantes das empresas patrocinadoras e apoiadores que colaboraram para a concretização da iniciativa. Familiares dos alunos atendidos também prestigiaram a solenidade.

Na oportunidade, o público presente pôde acompanhar a entrega dos tênis e das meias aos alunos participantes, para que eles pratiquem todas as atividades com o uniforme do “Bola Bacana IV”.

“Eu gosto muito do projeto porque é uma iniciativa que ajuda no esporte e na saúde, treinando não só o nosso físico, mas também o psicológico. Além disso, a ação faz o nosso acompanhamento escolar e isso nos ajuda muito. E o melhor de tudo são os novos amigos que fizemos”, conta o aluno Sérgio, de 15 anos.

Uma das mães ressaltou a importância do projeto. “A equipe não se preocupa apenas em incentivar o esporte, ela também se atenta ao vestuário, fornecendo uniforme e tênis, e à alimentação, já que oferece lanche após as aulas. Os profissionais ainda acompanham a conduta dos alunos na escola e promovem a interação entre as crianças”, disse Cláudia.

Ainda há vagas no núcleo de Jardinópolis. Para se inscrever, basta comparecer ao Ginásio Fernando César Penna do Centro Esportivo Newton Reis, às quintas-feiras, quando ocorrem as aulas.

Sobre o projeto

O projeto “Bola Bacana IV”, promovido pela Associação Pró-Esporte e Cultura (Apec), tem como principal objetivo estimular o desenvolvimento escolar de crianças e jovens carentes através da prática e do aprendizado esportivo especializado, ocupando, dessa maneira, seu tempo ocioso, através da prática de atividades complementares: esportivas, recreativas, cooperativas e educativas.

Isto é colocado em prática através da metodologia que já é sucesso entre os projetos da Apec. As crianças participantes do programa são avaliadas bimestralmente e simultaneamente na escola e no centro de atividades. Alguns dos critérios de avaliação são desempenho escolar, frequência e comportamento. As atividades ocorrem sob o comando de uma equipe de professores, psicólogos e estagiários que dão total suporte às crianças.

O “Bola Bacana IV” é promovido através da lei federal de incentivo ao esporte e conta com o patrocínio do Volkswagen Financial Services, Ipiranga Agroindustrial, Savegnago, Usina da Pedra, Lima & Perg, Nutrion, Riberball, Passalacqua, Combustran, Cruzoleo, Petrocamp, Brida, Petrovale e Mariol.