Amistoso Bola Bacana VIII Ribeirão vs. Vem Ser

Dia 10 de fevereiro de 2022 ficou marcado como um dia “especial”. Mas tome cuidado com essa palavra! Ela não deve estar tão próxima quando falamos de pessoas com deficiência (PCD). Já faz algum tempo que “pessoas com necessidades especiais” deixou de ser um termo utilizado e passou a ser “pessoas com deficiência”. Ou seja, se você possui uma deficiência é “com deficiência”, mas se não possui, é “sem deficiência”. E todos permanecemos especiais a nossa maneira!

A manhã dessa quinta-feira de fevereiro ficou gravada na memória dos alunos do projeto “Bola Bacana VIII” núcleo de Ribeirão Preto e dos alunos do projeto “Vem Ser”, ambos realizados em Ribeirão Preto e financiados por leis de incentivo fiscal. O projeto “Vem Ser” tem diversas modalidades, sendo uma delas o Fut 7. Foram esses alunos e alunas que participaram de um amistoso com a turminha do Bola Bacana. Mas se engana quem acha que eles foram rivais! A equipe de professores e monitores dos dois projetos dividiram todos em três times mistos, pessoas com e sem deficiência praticando juntas o esporte mais popular do Brasil: o futebol.

Cada time jogou duas vezes partidas de aproximadamente 10 minutos. Segundo relatos dos profissionais, os alunos do “Bola Bacana” foram extremamente solidários, cooperativos e respeitosos, resgatando os três grandes valores da Associação Pró-Esporte e Cultura. Controlaram a força na hora dos passes, criaram opções de passes e vibraram junto com os alunos do “Vem Ser” a cada gol realizado.

O amistoso terminou com uma roda de conversa em que todos puderam expressar seus sentimentos após essa experiência. Mas não foram só os alunos e professores que ficaram tocados. De acordo com um dos pais presentes, pai de um aluno do projeto “Vem Ser”, a “atividade mostra o quanto é importante a aceitação do próximo, não importa quais sejam as dificuldades do outro. O importante é estarmos abertos e receptivos em podermos compartilhar nossas experiências, e assim vamos crescendo juntos e dando exemplos que nossa sociedade pode ser melhor e mais humana.”

O projeto “Bola Bacana VIII” é realizado via Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) da Secretaria Especial do Esporte do Governo Federal, e tem como patrocinadores a Santa Helena, Brasilux, Happening, Caldema, Itograss, Zulmira, Volkswagen Financial Services e Usina Branco Peres, e as aulas acontecem na Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), atendendo alunos da escola EMEF José Rodini Luiz. Já o projeto “Vem Ser” é realizado pelo Programa Nacional de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD), do Ministério da Saúde, e tem como patrocinadores a CPFL, Dr. Oetker, Tricard, Martins, Ipiranga Agroindustrial, Brasilux, Globo Sat, Nutrix GTEX e Lagosan. As aulas da modalidade de Fut 7 acontecem também na UNAERP.

Ficaram curiosos em saber quem ganhou o amistoso? Nós te contamos! O vencedor foi… a INCLUSÃO! Todos saíram ganhando, seja em felicidade, seja em representatividade ou em respeito. Como diria Boaventura de Sousa Santos, nós “(…) temos o direito a ser iguais quando a nossa diferença nos inferioriza; e temos o direito a ser diferentes quando a nossa igualdade nos descaracteriza. Daí a necessidade de uma igualdade que reconheça as diferenças e de uma diferença que não produza, alimente ou reproduza as desigualdades” (2003).