Futebol 3

O Futebol 3 é uma tecnologia social criada na Colômbia em meados de 1990 e disseminada no Brasil por meio da rede Streatfootballworld, desde 2005. A tecnologia é utilizada por diversas organizações no mundo como uma ferramenta de desenvolvimento através do futebol.

 

Nesse formato, a partida de futebol é vivenciada de uma maneira diferente, onde os times são mistos e não há árbitro e sim um mediador. O jogo é desenvolvido em três tempos: acordos, o jogo em si e avaliação.

 

APEC escolheu por aplicar essa tecnologia nos projetos já que, os conceitos trabalhados com as crianças vão de encontro com nossa missão e valores. Visto que, o objetivo é realizar uma escuta profunda com os alunos, desenvolver física e socioemocionalmente os participantes por meio do esporte, disciplina, respeito, cooperação e solidariedade, a fim de promover a inclusão independente de gênero, cor ou deficiência.

 

O Futebol 3 foi adaptado para todas as atividades inclusive nos projetos culturais e saúde. Sendo assim, nossos projetos trabalham com a metodologia de 3 tempos de aula, dando ênfase para além das práticas das modalidades na vivência e desenvolvimento de três valores: Cooperação, Solidariedade e Respeito.

Boletim de Talentos

O Boletim de Talentos é um instrumental autoral que ocorre trimestralmente em todos os projetos com crianças e adolescentes. Sua função é estimular a autorreflexão dos(as) alunos(as), conscientização e responsabilização das atitudes e comportamentos avaliando o que pode ser melhorado. Nessa ferramenta os (as) alunos (as) se autoavaliam em três princípios: Cooperação, Solidariedade e Respeito em diversos ambientes como na escola, em casa e nas aulas do projeto. Para ilustrar a avaliação, são disponibilizados três adesivos coloridos inspirados na funcionalidade dos semáforos:

Verde: “Parabéns”, Amarelo: “Bom, mas pode melhorar” e Vermelho: “atenção, é preciso melhorar.”

Os(as) alunos(as) também são avaliados(as) no quesito de Cooperação, Solidariedade e Respeito pela equipe do Projeto. Além disto, é feito um acompanhamento escolar, em que são avaliadas as notas de Português e Matemática e frequência nestas matérias.

3.680 alunos(as)
IMPACTADOS PELO BOLETIM DE TALENTOS

Também existe um espaço chamado de “Universo” onde a ideia é conhecer a rede de apoio dos(as) alunos(as). Neste espaço, eles(as) podem preencher o nome de pessoas que gostam, confiam e sintam que podem contar em 1°, 2° e 3° lugar de proximidade na Escola, no Projeto e em Casa.

Após a última das três aplicações do Boletim, os(as) alunos(as) ficam com o seu próprio para levar para casa, pois acreditamos ser uma ferramenta que simboliza de alguma forma o desenvolvimento e conquistas pessoais deles(as) durante o período que vivenciaram no projeto.